» » Por que Lavar o Arroz?

Por que Lavar o Arroz?

Lavar o arroz é uma prática antiga, passada de geração em geração. Segundo a sabedoria popular, lavar o arroz é necessário porque reduz o amido em sua superfície, evitando que fique empapado, e porque retira o excesso de impurezas e sujeiras do mesmo, como poeira e insetos.

É necessário, mesmo, lavar o arroz?

Hoje em dia não se recomenda lavar o arroz antes cozinhar, já que nutrientes podem ser retirados da superfície do alimento, na lavagem, no caso do arroz fortificado.

Existem, também, outros motivos pelos quais você não precisa lavar o seu arroz, como nos momentos em que preferir que ele fique mais grudadinho ou empapado, ou mesmo ao cozinhar um risoto, um prato que precisa ter uma textura mais cremosa.

Em relação às impurezas, a maioria das marcas hoje em dia já possui um padrão de qualidade elevado e lavar o arroz para retirar a poeira pode não ser necessário, mas apenas um preciosismo que alguns gostam de manter para garantir.

No mais, lavar o arroz irá depender, principalmente, do tipo de arroz que você está preparando, da marca e da sua vontade. Não há regras!

Atualizado em: 02/11/2018 na categoria: Cotidiano