» » O que é Ideologia de Gênero?

O que é Ideologia de Gênero?

A ideologia de gênero é a ideia de que os padrões e conceitos associados à noção que temos hoje do sexo masculino e do sexo feminino foram construídos pela sociedade e possuem base cultural apenas, e não biológica.

Os mais tradicionais se opõe à ideologia de gênero com ideias e valores conservadores, dizendo que cada gênero possui seu papel na sociedade e seu lugar na organização da família.

Mas, no final das contas, a ideologia de gênero diz respeito às crenças em relação aos papéis de cada gênero na sociedade.

Quando surgiu a ideologia de gênero?

A ideologia de gênero é uma abordagem sociológica que começou a ser estudada nos anos 30, e surgiu em concomitância com os movimentos feministas e com a contestação do papel da mulher nas organizações sociais, no trabalho, e dentro das próprias famílias.

A base dos conceitos por trás da ideologia de gênero é a de que as diferenças entre os sexos foram construtos sociais criados pelo homem, quando na verdade ambos os gêneros possuem diferenças biológicos que não devem se extrapolar em diferenças sociais.

Segundo esses conceitos, os papéis do homem e da mulher na sociedade são iguais, partindo do pressuposto de que homens e mulheres são igualmente capazes de desempenhar as mesmas tarefas e de dividir todos os tipos de papéis e funções na sociedade.

Atualizado em: 04/10/2018 na categoria: Principais Curiosidades