» » Por que a Garganta Inflama?

Por que a Garganta Inflama?

A garganta se torna inflamada como uma forma de sinalizar que algo não vai muito bem com o nosso corpo. Na maioria das vezes a garganta inflamada é um sinal de condições simples de tratar como uma infecção por vírus ou bactérias, mas em alguns casos ela pode indicar doenças mais sérias.

A dor de garganta merece atenção imediata, pois pode ser devido à  uma infecção por bactérias, que exige o tratamento com antibióticos para que não se complique e se torne algo mais sério.

Principais Causas da dor de Garganta

A dor de garganta pode ser causada por diversas condições, sendo um sinal de infecção, na maioria dos casos.

Ela pode ser causada por infecções virais, nos casos mais brandos de gripes ou resfriados, e nesses casos podem ser tratadas com remédios caseiros, xaropes, ingestão de líquidos e repouso.

No caso de dores de garganta causadas por infecções bacterianas, é necessário o uso de antibióticos específicos para que as bactérias sejam eliminadas e a infecção combatida.

A dor de garganta pode ainda ser causada por excesso de uso das cordas vocais, nesses casos sendo acompanhada por rouquidão. Outra causa comum de dor de garganta é o refluxo gastroesofágico, que pode chegar à parte superior da garganta e irritar os tecidos ali presentes.

Sinais de alarme para as dores de garganta são febre, inchaço no pescoço, calafrios, e pontos brancos ou amarelos nas amígdalas.

Atualizado em: 04/10/2018 na categoria: Saúde