» » Por que Engasgamos?

Por que Engasgamos?

Nós engasgamos quando um pedaço de comida ou qualquer objeto estranho fica preso nas vias aéreas superiores.

Qualquer coisa que entra pela nossa boca possui dois caminhos para seguir: ou ela passa pelo esôfago e vai para o estômago, ou ela passa pela traqueia e vai para os pulmões.

Normalmente, quando engolimos os alimentos, um mecanismo natural faz com que a passagem da traqueia se feche, deixando apenas um caminho livre para a comida: o do estômago.

O ar que respiramos vai diretamente, sem dificuldades, para os pulmões.

No entanto, em algumas situações, um pedaço de comida ou outro objeto, pode descer pelo caminho errado, indo parar nas vias aéreas, e ficam presos ali.

Quando não mastigamos corretamente, ou quando rimos ou falamos enquanto comemos, a comida pode ser empurrada para a traqueia, ficando presa ali, fazendo com que a pessoa engasgue.

Algumas doenças aumentam o risco de engasgos, como Doença de Parkinson, doenças neuromusculares, e condições como idade avançada, e uso excessivo de álcool.

Sintomas do engasgo

A pessoa engasgando apresenta alguns sinais característicos, como tosse, ânsia de vômito, sinais de pânico, incapacidade de falar, chiado, apertar a garganta com as mãos, ou mesmo o desmaio.

O perigo de engasgar

O engasgo pode causar um bloqueio completo das vias aéreas, fazendo com que o ar não consiga chegar ate os pulmões.

Como respirar é fundamental para a vida, o engasgo é uma emergência médica que pode implicar em risco de vida para o indivíduo.

Logo, se você engasgar, ou ver alguém engasgando, é preciso ligar para a emergência imediatamente, ou ajudar a pessoa a desobstruir as vias aéreas, através de manobras como a manobra de Heimlich.

Lembrando que os cuidados com o engasgo devem ser feitos apenas por pessoas treinadas. Quem não sabe como proceder deve simplesmente ligar para a emergência a aguardar os cuidados dos profissionais.

Atualizado em: 27/07/2018 na categoria: Saúde