» » Por Que Colocamos Cloro na Água?

Por Que Colocamos Cloro na Água?

As pessoas adicionam cloro na água, na maioria das vezes, para impedir a reprodução de bactérias e protozoários que podem nos transmitir doenças.

Outro objetivo para a adição de cloro à água é a oxidação, ou seja, ele faz com que os compostos orgânicos e inorgânicos da água se tornem inativos.

Simplificando, as pessoas realizam a cloração (adição de cloro na água) para mantê-la limpa e desinfetada, ou seja, própria para o uso. Na grande maioria das vezes, não se adiciona cloro puro, mas hipoclorito de sódio (NaCl), também chamado de cloro líquido.

Qual a Concentração de Cloro na Água?

A quantidade e concentração de cloro adicionado depende da finalidade da água, por exemplo, a água para beber recebe cloro de 0,4 mg/L, enquanto a água para limpar frutas e vegetais deve receber  cloro de 4 mg/L.

Para a limpeza de eletrodomésticos e utensílios, o cloro deve estar com uma concentração de 8 mg/L, já o cloro como produto de limpeza (destinado ao chão, banheiros, etc) tem uma concentração que varia entre 25 e 50 g/L.

O cloro para piscinas deve ter uma concentração de, no mínimo, 1,0 ppm e, no máximo, 3,0 ppm.

Cloro na Água Faz Mal à Saúde?

A adição de cloro na água só faz mal se for feita em excesso, pois, nos alimentos, pode causar intoxicação alimentar ou até mesmo envenenamento.

Para a água das piscinas, o excesso de cloro pode provocar câncer, pois, quando os compostos orgânicos naturais se oxidam, formam trihalometanos, como clorofórmio, diclorobromometano e dibromoclorometano.

Alguns desses trihalometanos são cancerígenos e, por isso, a concentração máxima de cloro permitida aqui no Brasil é de 3,0 ppm.

Por Que a Piscina Tem Cheiro de Cloro?

Na verdade, a solução de hipoclorito de sódio não tem cheiro nenhum, então o cheiro forte de cloro que sentimos nas piscinas é resultado da reação desse hipoclorito de sódio com o suor ou urina presentes na água.

Dessa forma, sempre que você sentir aquele cheiro forte de cloro em uma piscina, saiba que ela está cheia de urina ou suor.

Atualizado em: 25/05/2018 na categoria: Água