» » Por Que Chove Granizo?

Por Que Chove Granizo?

Chove granizo porque um tipo específico de nuvem que se forma, o cumulonimbus, possui temperatura abaixo de zero e congela as gotículas de água dentro dela. Quando a nuvem fica mais pesada do que pode suportar, a chuva cai em forma de pedras de gelo e é chamada de chuva de granizo ou apenas granizo.

O que é Granizo?

A palavra granizo refere-se à queda das pedras de gelo em forma de chuva que se formam nas nuvens.

Como o Granizo se Forma?

O granizo se forma em um tipo de nuvem específica: o cumulonimbus. É esse tipo de nuvem o responsável pelas grandes tempestades com raios e trovões.

Quando a água da superfície terrestre sobe para a atmosfera em forma de vapor junto com os ventos, ela se condensa e forma pequenas gotículas de água, já que, quanto mais alto na atmosfera, mais baixa é a temperatura. É através dessa condensação que uma nuvem é formada.

Quando uma nuvem ou um agrupamento de nuvens evolui para um cumulonimbus, ela pode atingir até 15 km de comprimento e assumir o formato de bigorna! Essas nuvens podem subir a até 25 km acima da linha do Equador e possuem fortes correntes de ar ascendentes, o que as deixam com formato alongado e baixíssimas temperaturas em seu topo, até -50ºC a -80ºC!

A água que forma a nuvem é, então, congelada e as pedras de gelo se formam. Quando os ventos que circulam na nuvem não conseguem mais sustentá-la no ar devido ao seu peso, as pedras de gelo caem, formando a chuva de granizo.

O mais interessante sobre a formação de granizo é que ela não acontece nas regiões polares. Isso acontece porque o cumulonimbus se forma onde a temperatura e a umidade relativa do ar são altas: nas regiões equatoriais.

A ocorrência desse tipo de nuvem, que também está ligada à formação dos tornados, é menor à medida que se distancia da linha do Equador.

 

Veja Também:

Por Que Chove?

Quais Prejuízos uma Chuva de Granizo pode Causar?

Uma chuva de granizo pode causar inúmeros prejuízos: danos às plantações e perda da produção agrícola, danos às estruturas de aviões, casas, carros e fios expostos da rede elétrica, inundações e engarrafamentos, além, é claro, de ferimentos no corpo humano.

Qual foi a Maior Chuva de Granizo do Mundo?

Os recordes registrados em relação ao granizo se referem à maior massa, maior diâmetro e maior circunferência da pedra de gelo em questão.

O granizo com a maior massa já registrada caiu em 1986, em Bangladesh, e tinha 1 kg de peso.

Em 2010, o granizo com maior diâmetro foi registrado na Dakota do Sul, nos Estados Unidos, contabilizando 20 cm de diâmetro e 47,3 cm de circunferência.

Por fim, o granizo com maior circunferência já registrado na história caiu em 2003, em Nebraska, nos Estados Unidos, com 47,6 cm ao todo.

 

 

Atualizado em: 27/05/2018 na categoria: Natureza