» » Por que a Barriga faz Barulho?

Por que a Barriga faz Barulho?

A nossa barriga faz barulho simplesmente porque, quando tem gás dentro do intestino, a sua movimentação normal causa o movimento desse gás, fazendo um barulho semelhante a um ronco.

Com certeza já aconteceu com você, e você não está sozinho. Fique tranqüilo, pois não é nada embaraçoso, não, e a barriga de todo mundo faz barulho de vez em quando.

O intestino está se movendo a todo o momento, mesmo quando não estamos comendo. Quando a barriga está cheia de comida, o som é abafado, mas quando a barriga está vazia – de comida, mas cheia de ar – o movimento do intestino faz com que o ar se movimente lá dentro, produzindo o barulho.

A barriga fazer barulho é perigoso?

Na grande maioria dos casos, só incomoda e pode ser um pouco embaraçoso. Mas o barulho na barriga é só isso: gases!

No entanto, se o barulho vier acompanhado de outros sintomas, como vômitos, diarreias e enjoo, pode ser interessante procurar um médico para uma investigação mais aprofundada.

Algumas pessoas possuem mais gases que outras?

Isso é verdade! E pode acontecer por diferentes motivos.

Um deles é que algumas pessoas engolem uma quantidade de ar maior do que outras. Todos nós engolimos um pouco de ar, mas algumas pessoas engolem uma maior quantidade por comerem muito rápido, ou falarem enquanto comem.

Outro motivo é a má absorção de alguns nutrientes, o que gera a produção de ar pelo próprio tracto gastrointestinal. Um exemplo clássico é a intolerância à lactose, que faz com que pessoas que não digerem muito bem a proteína do leite acumulem maior quantidade de gás nos seu intestino, tendo a barriga mais barulhenta, e algumas vezes, mais dolorosa.

Nesses casos, deve-se evitar os alimentos que causam a intolerância, para reduzir a quantidade de gases e, consequentemente, de barulho, na barriga.

 

Atualizado em: 18/09/2018 na categoria: Corpo Humano