» » Por que a Barba Coça?

Por que a Barba Coça?

A barba normalmente coça quando é raspada com lâmina, pois o corte dos fios da barba são feitos em ângulos que fazem com que eles fiquem pontudos, e essas pontinhas podem fincar na pele, causando irritação e coceira.

Além disso, a barba naturalmente roça contra a pele, na medida em que ela cresce, provocando coceira.

Outro fator que contribui para a coceira é que a barba acumula poeira, células de pele morta, entre outras substâncias – inclusive comida! Mesmo a pessoa mais higiênica está sujeita a essa situação, não tem jeito. Essas partículas contribuem para a coceira se tornar ainda pior.

Como se não fosse motivo suficiente, a pele embaixo da barba acaba ficando mais ressecada, pois ela não recebe a mesma quantidade de hidratação que receberia se não fosse coberta de pelos.

Quando você junta tudo isso, a pele seca, em contato com os pelos e com as substâncias acumuladas embaixo da barba, e os pelos pontudos cutucando a pele, você tem um ambiente perfeito para a irritação e a coceira da pele.

Como evitar que a barba coce, ou reduzir sua coceira?

Existem algumas medidas que os homens podem tomar para reduzir a coceira da barba.
Uma delas é usar um xampu específico para barba algumas vezes na semana, para retirar a impurezas acumuladas nos pelos da barba.

Outra medida é o uso de loções hidratantes pré e pós barba, para serem utilizadas logo antes ou logo após o corte da barba, o que aumenta a hidratação da pela, e reduz a coceira por ressecamento.

Outra opção, quando a barba já está grande, é o uso de pomadas específicas para barba.

As loções pré barba, principalmente em forma de óleos, podem ser utilizadas mesmo quando a barba ainda está grande.
Se a coceira for excessiva, creme de hidrocortisona e hidratantes faciais podem ajudar no processo.

Atualizado em: 27/07/2018 na categoria: Sensações