» » Por Que a Água é Importante?

Por Que a Água é Importante?

A água é importante para os seres vivos porque é elemento básico das células que formam o organismo. Afirma-se que a vida depende da água porque ela atua em funções essenciais à vida, como transporte do oxigênio e regulação da temperatura corporal. A água é importante por ser, também, o solvente universal.

É ela que atua na dissolução e absorção dos nutrientes e sais minerais, proteínas, carboidratos e outros elementos que o corpo necessita para obter energia e se manter vivo. É a água que cria um ambiente favorável para todas as reações químicas acontecerem no interior das células.

O nosso corpo, por exemplo, possui 60% (média para mulheres) a 65% (média para homens) de água. O planeta inteiro é composto, em sua maioria, de água: 71%. Logo se percebe que a água é fundamental para a vida.

Por Que a Água é Importante para o Planeta?

A água é importante para o planeta porque, sem água, não existiriam condições de vida. Não haveria o oxigênio proveniente do processo de fotossíntese realizado pelas plantas, já que elas precisam de água para viver. Não haveria nenhuma espécie de vida.

A água é importante porque também ajuda a manter a temperatura da Terra através do ciclo das chuvas e da transpiração vegetal, que torna o ambiente úmido e diminui o calor.

Por Que Devemos Economizar Água?

O planeta possui apenas 3% de água doce, que é a que nos mantém vivos. Devemos economizar a água porque ela é o elemento mais essencial à vida, porque temos que garantir o abastecimento às gerações futuras e o seu uso consciente, dando o nosso exemplo hoje. Apesar de ser um recurso renovável, a água é finita: um dia ela pode acabar.

Muitas regiões e populações já sofrem com a escassez de água e isso reflete diretamente na vegetação do local, na fauna, na saúde e na qualidade de vida de todos aqueles que sofrem e têm a sua dignidade ferida por não poderem, sequer, tomar um copo com água quando estão com sede.

E é por isso que a água é tão importante na sociedade.

Atualizado em: 25/05/2018 na categoria: Água