» » Como a Abelha faz o Mel?

Como a Abelha faz o Mel?

A produção do mel começa quando as abelhas pousam nas flores. Elas coletam uma substância bem doce que as flores produzem, chamada néctar.

A coleta do néctar é feita com a língua das abelhas, que elas usam para sugar essa substância bem do miolo das flores.

Esse néctar é guardado no segundo estômago que as abelhas têm, feito exatamente para isso. É isso mesmo, as abelhas têm dois estômagos, uma para comida, e outro só para guardar o néctar.

Quando as abelhas enchem o seu estômago de néctar, elas voltam para a colmeia. Na colmeia, elas transferem o néctar, pela boca mesmo, para as abelhas operárias, que mastigam esse néctar por cerca de meia hora.

Esse néctar é passado de abelha para abelha, de boca em boca, e mastigado, até que se transforma em mel. O mel produzido é então guardado nos favos da colmeia, feitos de cera. Nesse momento, o mel ainda está meio líquido, então as abelhas usam as suas asas como uma espécie de ventilador, para secar o mel e fazer com que ele fique mais grudento.

Quando o mel está pronto, as abelhas são espertas o suficiente para fechar os favos com uma camada extra de cera, para mantê-lo limpinho.

O mel é na verdade o alimento das abelhas, e elas o produzem por necessidade. Elas não produzem muito mel, e leva praticamente a vida toda de oito abelhas, mais ou menos, para fazer uma colher de sopa de mel.

Mas acontece que, mesmo pouco, a quantidade que elas fazem é  mais do que o suficiente para que elas se alimentem, e acaba sobrando bastante mel pra gente. Sorte nossa!

Atualizado em: 27/07/2018 na categoria: Principais Curiosidades